12 novembro 2013

Fiscais do Procon - Rio Recolhem Óleos Mistos Vendidos Como Azeite Extravirgem!



Azeites: Procon-RJ faz operação em supermercados do Rio e Grande Rio
Foto: Simone Marinho

 Procon-RJ faz operação em supermercados do Rio e Grande Rio. 

Supermercados têm de afixar cartaz informando que oito marcas são de produtos de qualidade inferior.

Fiscais da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa doConsumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, estiveram nesta terça-feira, pelo segundo dia, em supermercados do Rio e do Grande Rio para retirar das prateleiras quatro misturas de óleos cujos rótulos indicam erroneamente que o produto é azeite do tipo extravirgem, conforme análise realizada pela Proteste - Associação de Consumidores em 19 marcas. Os agentes do Procon-RJ também afixaram cartazes nos pontos de venda, informando sobre oito azeites vendidos como extravirgens, que são do tipo virgem, com maior acidez.
A Operação Capitu é fruto do processo administrativo aberto pelo Procon-RJ na segunda-feira, suspendendo a venda de azeite tipo extravirgem das marcas Figueira da Foz, Tradição, Quinta D’Aldeia e Vila Real, pois são uma mistura de óleos refinados. O processo também determina a fixação nos supermercados de um cartaz nas prateleiras dos azeites ditos extravirgens das marcas Borges, Carbonell, Beirão, Gallo, La Española, Pramesa e Serrata, informando que são apenas virgens.
Até o início da tarde de hoje, os fiscais estiveram em 16 supermercados e retiraram das prateleiras de três deles o Quinta D’Aldeia; de um, o Tradição; e de outro, o Figueira da Foz.
Ontem, foram inspecionados 41 supermercados e afixados cartazes nas prateleiras dos azeites enganosamente definidos como extravirgens. Já o Quinta D’Aldeia foi retirado das gôndolas de nove supermercados e o Figueira da Foz foi recolhido em quatro.
Os fiscais estiveram em filiais de Guanabara, Prezunic, Mundial, Extra, Intercontinental, Carrefour, Campeão, Supermarket, Mulitmarket, Novo Mundo, Pão de Açúcar, Zonal Sul, Assaí, Mega Box, Ultra e Cristal no Centro, Campo Grande, Bangu, Realengo, Sulacap, Pavuna, Anchieta e Ricardo de Albuquerque. Também vistoriaram lojas de Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e Mesquita.
Na segunda-feira, o Procon-RJ notificou as redes Guanabara, Prezunic, Mundial e Extra (por meio do Grupo Pão de Açúcar) para que informem aos clientes sobre os produtos que não são de fato extravirgens.
A rede de supermercados Guanabara informou que seguirá rigorosamente todas as orientações propostas pelos órgãos competentes e adotará as recomendações sugeridas.
O Mundial informou que placas e cartazes informativos referentes aos produtos estabelecidos pelo órgão como virgens e não extravirgens já estão sendo afixados nas filiais da rede.
O Grupo Pão de Açúcar informou que suas lojas das redes Extra, Pão de Açúcar e Assaí seguem as leis e orientações dos órgãos competentes.
Já o Prezunic informou que acata as determinações do Procon-RJ no que diz respeito à comercialização de marcas de azeites penalizadas após pesquisa da Proteste considerá-las enganosas. Além disso, a rede diss que, desde ontem, estão suspensas as vendas das marcas Figueira da Foz, Tradição, Quinta D’Aldeia e Vila Real. E serão afixados cartazes do Procon-RJ em todas as lojas com a seguinte informação: “Ao contrário do informado no rótulo, estes produtos não são extra virgens”.

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