Claro teve o pior resultado e também não atingiu meta de velocidade média no estado, aponta levantamento da Anatel.
O pior desempenho na internet nos celulares no mês passado, no estado do Rio, foi a Claro, a única operadora que também não conseguiu atingir a meta da velocidade média da conexão. Nesse quesito, as outras quatro operadoras tiveram resultado satisfatório.
Na banda larga fixa, dos seis indicadores medidos (que incluem a velocidade média e instantânea da conexão, por exemplo), somente a Oi teve um resultado insatisfatório, no quesito disponibilidade.
Por operadora, considerando as medições da banda larga móvel em todos os estados e no Distrito Federal, a Tim foi a que ficou com mais indicadores abaixo da meta, com 16 ocorrências, seguida pela Oi, com 11. A Vivo não alcançou as metas em 8 casos, e a Claro em 6.
Na banda larga fixa, a Oi teve o pior resultado, com 46 indicadores abaixo da meta (nesse caso, são medidos seis quesitos para cada operadora, em cada estado). Em segundo lugar, com mais indicadores fora da meta estava a Net serviços, com 27 indicadores abaixo. A GVT teve três indicadores abaixo da meta; Algar e Vivo não atingiram dois indicadores, e Sercontel e Net São Paulo ficaram com um índice abaixo, cada uma.
Em São Paulo, A Tim deixou de atingir a meta de velocidade instantânea da banda larga móvel. Na fixa, quatro operadoras ficaram com um indicador fora da meta: Algar, Vivo, Net São Paulo e Net Serviços.
Para a medição da banda larga fixa, a Anatel selecionou voluntários pelo site www.brasilbandalarga.com.br, tendo como critério para a seleção a prestadora do serviço e o plano contratado. Os voluntários receberam um aparelho, para ser colocado no receptor da internet. Na banda larga móvel, a anatel instalou os modens em escolhas públicas dos estados pesquisados, com medidores.
Procurada, a Oi afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai comentar o resultado. A TIM afirmou que “acompanha a medição da banda larga móvel realizada pela Anatel e está atenta às oportunidades de melhoria verificadas”. A empresa afirmou que seguirá “priorizando a qualidade dos serviços e investindo fortemente em projetos de infraestrutura”.
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