27 março 2017

TECNOLOGIA - Primeiro Trem Movido a Hidrogênio, Concluiu Primeira Fase de Testes

O trem que utiliza como combustível gás hidrogênio (H2), que fica armazenado em reservatórios no seu teto. Quando esse hidrogênio se combina com o gás oxigênio (O2) tirado do ambiente, ocorre uma reação exotérmica (que libera energia) que gera água líquida que, também é armazenada no teto do trem.
Células de hidrogênio não são a única fonte de energia, porém, o trem também possui baterias de íon-lítio. A energia das células é usada durante a aceleração, e as baterias são carregadas com a energia que sobra das células quando o trem freia.
Com isso, o Coradia iLint consegue operar sem emitir qualquer poluente e, de maneira extremamente silencioso, já que não há combustão ocorrendo lá dentro. A Alstom garante que o trem conseguirá atingir até 140 km/h, mas, nesse primeiro período de testes, o modelo não passou de 80 km/h.
A empresa diz que o trem ainda vai passar por novos testes até alcançar sua velocidade máxima. Quando estiver pronto, o Coradia iLint vai percorrer a linha Buxtehude-Bremervörde-Bremerhaven-Cuxhaven, no estado de Baixa Saxônia, no noroeste da Alemanha.
O trem tem capacidade para levar 300 passageiros e possui 150 assentos. A Alemanha possui mais de 4.000 trens movidos a diesel, e a Alstom pretende substituir boa parte da frota por essa nova tecnologia não-poluente nos próximos anos.

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